segunda-feira, 16 de julho de 2012

Coletiva de imprensa e visita de bailarinos do Ballet do Teatro Scala marcam manhã agitada na SPCD

Aconteceu hoje, pela manhã, na sede da São Paulo Companhia de Dança, uma coletiva de imprensa para anunciar a remontagem do Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes (Marius Petipa e Lev Ivanov), que está sendo assinada por Tatiana Leskova, uma das figuras mais importantes da dança no Brasil. O momento foi ainda propício para recepcionar os 13 bailarinos do Ballet do Teatro Scala de Milão, que participaram da aula de balé clássico com os professores/ensaiadores Adriana Villela e Manoel Francisco e os integrantes da SPCD à convite da diretora artística, Inês Bogéa.

O Ballet do Teatro Scala de Milão, fundado em 1813, apresentou na Capital nos dias 13, 14 e 15, no Theatro Municipal, o balé Giselle. A visita à companhia também foi pauta na coletiva.

Os bailarinos Luiza Lopes e Diego de Paula, executaram o Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes, sobre os olhares de D. Tânia, como Tatiana Leskova é mais conhecida no meio artístico. Em seguida, foi apresentado Bachiana Nº1, coreografia de Rodrigo Pederneiras e o Grand Pas de Deux de Dom Quixote (Marius Petipa), executado pelos bailarinos Norton Fantinel e Paula Penachio. A plateia foi composta pelo Secretário Estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, pela Coordenadora da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural, Maria Thereza Bosi de Magalhães, o diretor do Ballet do Teatro Scala de Milão, Makhar Vaziev, pela diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, pelo superintendente, Luca Baldovino, jornalistas e os bailarinos italianos.

“Esse encontro dos bailarinos do Scala e da São Paulo Companhia de Dança na sala de aula, é ao mesmo tempo íntimo, pelo espaço, e curioso. É um momento para que possam perceber juntos às diferenças culturais entre seus modos de dançar”, fala Inês. “Vaziev tem interesse em conhecer a dança do Brasil, desta forma iremos fazer uma passagem do nossa última criação,Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras. Hoje também acontece o encontro entre dois russos, Vaziev e Tatiana Leskova, aqui para a remontagem do Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes. D. Tania (como é conhecida) assistiu ao espetáculo do Scala esta semana, e hoje Vaziev vem conhecer a Companhia”, revela a diretora.

Ao lado dos 35 bailarinos da SPCD, estavam os seguintes intérpretes do Scala: Petra Conti, Eis Mezha, Federico Fresi, Sofia Caminiti, Denise Gazzo, Susanna Tiengo, Giulia Paganelli, Marta Gerani, Nicoletta Sansucci, Vittoria Valerio, Sofia Rosolini, Alessandra Vassallo e Antonio Sutera.




Bailarinas do Scala de Milão participam de aula de balé clássico na SPCD




Bailarinos da SPCD e do Scala de Milão se unem em aula de balé clássico


Convidados assistem ao Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes



Luiza e Diego apresentam o Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes cuja remontagem é assinada por D. Tânia



Autoridades e convidados do Balé do Teatro Scala de Milão 


Por Cláudia Trento, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário