sexta-feira, 11 de julho de 2014

Na Europa | SPCD em Colônia

E depois de se apresentar no tradicional festival de dança Tanzsommer Innsbruck, a SPCD desembarcou em Colônia, na Alemanha, para dois espetáculos no Oper Köln. Na quarta turnê pela Europa, a Companhia traz uma lembrança especial da Alemanha, onde já se apresentou em seis diferentes cidades. Ano passado, a SPCD estreou na cidade de Wolfsburg a obra Peekaboo, criação especial do coreógrafo alemão Marco Goecke para a Companhia. De volta ao país e pela primeira vez na cidade de Colônia, a SPCD trazPeekaboo em seu repertório, que também conta com In The Middle, Somewhat Elevated, de William Forsythe e Gnawa, do espanhol Nacho Duato.

E quem também está por aqui ministrando aulas de balé para os bailarinos da SPCD é Giovanni Di Palma, assistente de coreografia da Companhia. Giovanni, que no ano passado criou Romeu e Julieta para a SPCD, foi ainda remontador da obra Supernova, também do alemão Marco Goecke e que desde 2011 integra o repertório da SPCD.

Ontem, um público de mais de mil pessoas lotou o teatro Oper Köln para conferir o espetáculo da Companhia.

   
Onde estamos?
A Alemanha talvez seja o país mais marcante na história do continente europeu. Após a derrota em duas grandes guerras mundiais, o país se reconstruiu e, atualmente, está entre as cinco principais economias do mundo, além de ser a principal economia entre os países da zona do euro, e um dos principais da União Europeia. Repleta de contrastes, o país mescla o medieval com o moderno, a música clássica com o Techno, e vilarejos típicos com grandes metrópoles. Com inúmeras atrações turísticas, a Rota Romântica – estrada no sul da Alemanha – figura como destaque: começa na cidade de Würzburg - passando por castelos, vinhedos e paisagens cinematográficas -, e vai até Füssen, quase na fronteira com a Áustria, cobrindo aproximadamente 350km.


Que cidade é essa?
Também chamada de Köln (alemão), Colônia é uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis); ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). A cidade está localizada na intersecção do Rio Reno (Rhein em alemão), e é uma das maiores da região de Nordrhein-Westphalen (Renânia do Norte-Vestfália) com 1 milhão de habitantes. Sua localização favoreceu a transformação da região em uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e Oriental, motivo que levou os antigos romanos a fundar a cidade, que possui mais de dois mil anos de história. Colônia foi severamente destruída durante a 2° Guerra Mundial e entre as décadas de 1950 e 1960, foi gradativamente reconstruída. Colônia também é conhecida por sua famosa Catedral Gótica - a mais popular da Alemanha e uma das mais famosas da Europa, e sua feira comercial KölnMesse, que é uma das maiores e mais importantes do país. Além da arquitetura histórica e paisagens naturais, a cerveja Kölsch, produzida na cidade, também é um dos atrativos de Colônia.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário