segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Espetáculo fecha com ‘chave de ouro’ o 3º Ateliê Internacional

Evento reuniu apaixonados pela dança de todos os cantos do Brasil, durante cinco dias de aulas, palestras e processos coreográficos em Campos do Jordão


Ana Cláudia Mattos
Especial de Campos do Jordão


Coreografia Estudo Bach, de Edison Araya
Foto: Beatriz Ferreira/ Ateliê SPCD

A noite de sábado (4) fechou com ‘chave de ouro’ o 3º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança (SPCD), que aconteceu desde o dia 31, no auditório Claudio Santoro e Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão. Foi um espetáculo inesquecível, após cinco dias de aulas e processos coreográficos com mestres da dança: Edison Araya, Sérgio Rocha, Eva Schul, Edson Santos, Ady Addor.

O 3º Ateliê Internacional reuniu mais de 100 bailarinos e professores do país e exterior, num universo mágico de pessoas apaixonadas pela dança. Durante cinco dias de Ateliê, os bailarinos participantes se dividiram em dois grupos distintos para aulas de balé clássico, dança contemporânea e jazz e participaram de processos coreográficos.

Para o superintendente da São Paulo Companhia de Dança, Luca Baldovino, o 3º Ateliê Internacional cumpriu sua missão: “O Ateliê é sempre um evento muito feliz, uma festa, trabalhar com dança tem a ver com muito prazer. E ver o resultado dos processos coreográficos, diante de um período tão curto, é lindo de ver”, enfatiza Baldovino.

Coreografia Antropofágicos, de Sérgio Rocha
Foto: Beatriz Ferreira/ Ateliê SPCD


Pura emoção – O 3º Ateliê Internacional teve a coordenação impecável da diretora artística da SPCD, Inês Bogéa. “O Ateliê permite que os alunos possam vivenciar o dia a dia de uma companhia profissional, que vai desde a variedade de gêneros da dança, com aulas e processos coreógrafos, até essa convivência íntima que é similar de quando uma companhia de dança viaja. O espetáculo da São Paulo Companhia de Dança durante o Ateliê é uma troca, eles ficam emocionados de um lado e de outro, e essa energia você sente na plateia”, ressalta Inês.

Toda essa vivência resultou num grande espetáculo ao final do evento, na noite de sábado (4), no auditório Claudio Santoro. Foram apresentadas as coreografias: Estudo Bach, de Edison Araya; Adeus, de Edson Santos; Passion Patrona, de Eva Schul; e Antropofágicos, de Sérgio Rocha. O envolvimento dos coreógrafos convidados com os estudantes não poderia ter outro resultado: um espetáculo emocionante, que ficará na memória e no coração de todos.

Coreografia Passion Patrona, de Eva Schul
Foto: Wesley Claro/ Ateliê Internacional

Para abrir o espetáculo, foram convidados alunos das escolas de dança Vanessa Ballet e Expressão em Movimento, de Campos do Jordão, que apresentaram as belas coreografias Le Grand Valse, de Vanessa Ellias, e Shiva Nataraja, de Silvana Santos, respectivamente.

Para os participantes do Ateliê Internacional, o evento serviu para muito aprendizado e novos amigos: “O Ateliê foi muito engrandecedor, tanto como bailarino, como pessoa”, ressalta Andriw Araújo, 25 anos, que saiu do Rio de Janeiro para participar do 3º Ateliê.

Coreografia Adeus, de Edson Santos
Foto: Wesley Claro/ Ateliê SPCD

O Ateliê Internacional é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura via Proac (Programa de Ação Cultural), Associação Pró-Dança e São Paulo Companhia de Dança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário